Nossa Igreja

Somos da Videira - Igreja em Células


Visão


“Nosso encargo é: edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro é um ministro e cada casa uma extensão da igreja, conquistando, assim, a nossa geração para Cristo, através das células que se multiplicam uma vez ao ano”. 




Este é o nosso “slogan”, a nossa declaração de propósito. A primeira parte dele diz que nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores.

* O que é ser uma igreja de vencedores?
* É a igreja que cumpre o propósito de Deus.
* E qual é esse propósito?
* Ter um grupo de pessoas à Sua imagem e semelhança. Deus deseja que o homem seja enchido com Ele mesmo como vida a fim de expressá-Lo e tenha o Seu domínio para representá-Lo na terra.



O homem foi criado como um vaso para conter Deus dentro de si. Fomos feitos como uma luva para conter a Deus. A luva é imagem e semelhança da mão, mas a mão é a realidade da luva. Uma luva é criada conforme a semelhança da mão com o propósito de conte-la. Igualmente o homem foi criado à imagem de Deus, com o propósito de conter a Divindade.

Uma vez que o homem recebe a Pessoa de Deus como vida dentro de si mesmo, ele se torna um instrumento nas mãos de Deus. Para que o homem fosse usado como instrumento, Deus deu a ele a seguinte ordem:

Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Gn. 1:28

Crescer e multiplicar 

A primeira ordem ao homem, na velha criação, foi para crescer e multiplicar-se. A mesma ordem nos é dada, hoje, na nova criação. Todo nós recebemos a ordem de crescer e multiplicar (Mt 28.20; Mc 16.15). 



A diferença é que Adão se multiplicava como alma vivente; hoje, porém nós nos multiplicamos pelo espírito de vida (1 Co 15).

Uma igreja de vencedores, portanto, é aquela que cumpre o propósito original de Deus: crescimento e multiplicação; por isso, nossa visão exige multiplicar cada célula pelo menos uma vez por ano. Um líder vencedor é aquele que multiplica sua célula pelo menos uma vez por ano.

Sujeitar e dominar 

Deus também disse para o homem domina, ou seja: deu-lhe a autoridade para exercer o domínio como se fosse o próprio Deus. Qualquer um que visse Adão saberia que ele representava Deus, pois, em tudo, era semelhante ao Criador.

Conserve em sua mente estas duas palavras: imagem e domínio. Porque eu tenho a imagem eu exerço o domínio. Imagem é para expressar (o próprio Deus) e domínio é para exercer autoridade (de Deus).

Todos nós precisamos lidar com o inimigo sujeitando-o em todas as esferas de nossas vidas (Mt 16.19; Mt 18.18; Rm 16.20). Sujeitar o inimigo significa vencê-lo em todas as circunstâncias e não deixá-lo levar vantagem em nenhum momento.

Quando sujeitamos e exercemos domínio, dizemos que estamos cumprindo a visão de que cada crente é um ministro. O ministro sujeita e domina através da oração e da autoridade no nome de Jesus.
Assim uma igreja de vencedores é aquela que cresce e se multiplica, mas que também exerce domínio porque possui a imagem de Deus em seu caráter.

Guarde o propósito duplo de Deus: primeiro ele quer ter o homem a sua imagem para exercer domínio, ou seja: ser um ministro; em segundo lugar Deus deseja que esse homem se multiplique. Uma igreja de vencedores tem a visão para conquistar a sua geração.

Não apenas salvos, mas vencedores

Sei que o entendimento comum no meio evangélico é que todo crente é um vencedor. De fato isto é parcialmente verdadeiro.

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Rm 8:31-37.

Na verdade, todo crente é legalmente um vencedor por causa da vitória de Cristo. Mas experimentalmente muitos vivem como derrotados. Os crentes vencedores cumprem o propósito de Deus, enquanto os crentes derrotados ignoram e desprezam o encargo de Deus para esta era.

Há uma diferença entre posição legal e posição experimental. Posição legal é aquilo que, por direito, é nosso. Legalmente, já somos mais que vencedores – Cristo já nos garantiu a vitória. Ele já pagou o preço da nossa Redenção na cruz e subjugou todos os principados e potestades. Ele venceu. E assim, porque estamos nele, nós também somos vencedores. A posição dele é a nossa posição também.

Entretanto, posição experimental é algo bem diferente. Tomar algo experimentalmente significa experimentar algo que já é verdade legalmente. Há muitos crentes que, legalmente são herdeiros de uma grande fortuna, mas, experimentalmente vivem numa miséria absoluta. Sendo filhos do Rei, vivem como se fossem escravos.

Em nossa igreja este slogan: “O nosso encargo é edificar uma Igreja de vencedores.” Vencedores são aqueles crentes que já experimentam, na prática, daquilo que lhes pertence legalmente. Uma coisa é ser salvo, outra é ser vencedor.

Apesar de todo crente nascido de novo ser um vencedor legalmente, sabemos que esta não é a experiência de todos. Na verdade existem muitos crentes que são derrotados.

Talvez, você não concorde com esta tese e me questione: “Você está dizendo que um crente derrotado é salvo?” Entenda isto: a condição para alguém obter a salvação é uma, enquanto a condição para o salvo tornar-se vencedor é outra. A salvação tem a ver com a vida eterna, que é um presente de Deus a todo aquele que crê: agora, tornar-se um vencedor é algo relacionamento com o galardão e o reinado milenar com Cristo. A salvação é alcançada mediante a fé; a recompensa, pelas obras que praticarmos diante de Deus.

A salvação – ter a vida eterna – é uma coisa; enquanto o reino – ser vencedor – é outra coisa. A recompensa é apenas para os vencedores. Você pode ter a vida eterna, você poder ter salvação e ainda assim viver como um derrotado. Essa é uma questão muito séria.

Poucos se importam com a questão da recompensa ou do galardão que receberemos diante de Deus. Ninguém se engane pensando que recebemos galardão por que aceitamos a Jesus. Galardão tem a ver com trabalho feito para Deus.

A grande recompensa dos crente será reinar com Cristo, durante o milênio, depois que Ele voltar. Mas deixe-me dizer-lhe algo: se você não está disposto nem mesmo a liderar uma célula, como poderá reinar com Cristo? Se não existe o desejo, o encargo de multiplicar a sua célula uma vez por ano, não haverá galardão algum.

Numa igreja de vencedores cada membro é um ministro e todos se dispõem a liderar uma célula multiplicando-a uma vez por ano. O sinal de que estamos atuando como uma igreja de vencedores é quando as células se multiplicam.